Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lábio Leporino e Fenda Palatina

O lábio leporino e a fenda palatina são malformações congênitas que ocorrem durante o desenvolvimento do rosto do bebê na gestação. O lábio leporino é uma abertura no lábio superior, e a fenda palatina é uma abertura no céu da boca (palato). Podem ocorrer separadamente ou juntos.

Causas e diagnóstico
A causa é multifatorial, envolvendo fatores genéticos e ambientais. O diagnóstico é feito no exame físico do recém-nascido, ainda na maternidade, ou durante o ultrassom morfológico pré-natal.

Principais impactos e tratamento
A condição pode dificultar a amamentação, a fala, a audição e o desenvolvimento dentário.
O tratamento é cirúrgico e realizado por uma equipe multidisciplinar. A correção do lábio ocorre geralmente nos primeiros meses de vida, e a do palato, até por volta do primeiro ano.
São essenciais acompanhamentos com fonoaudiólogo, odontopediatra e otorrinolaringologista.

Registro na Caderneta da Criança
Registre todas as cirurgias, consultas especializadas e orientações recebidas. A Caderneta da Criança é fundamental para acompanhar o cronograma de intervenções e o desenvolvimento da criança de forma integrada.

Lembre-se
Com o tratamento adequado e em tempo oportuno, a criança pode ter uma recuperação funcional e estética muito satisfatória, com desenvolvimento normal da fala, alimentação e qualidade de vida.